Micropigmentação ganha mercado com foco na valorização da beleza em suas diversas fases

Técnica pode ser usada na face, nos lábios, no contorno dos olhos e nas sobrancelhas harmonizando o rosto de forma bem natural, tudo com muita beleza

A Micropigmentação alcançou a popularidade no mercado de Estética,  conquistando até as famosas como Daniela Cicarelli,  Giovanna Antonelli, Grazi Massafera, Paolla Oliveira, Michelle Obama, Jennifer Lopez, Angelina Jolie e várias outras celebridades.

Não é à toa que as mulheres aderiram à essa técnica, já que o exemplo da mulher ideal é a que trabalha, tem tempo para malhar, é saudável, está em forma e quer acordar já linda e maquiada. As sobrancelhas dão um toque especial ao rosto e fazem toda a diferença na maquiagem, os olhos ficam delineados, a boca corada com efeito batom, dá até para corrigir aquela mancha ou cicatriz indesejada no rosto, tudo de forma bem natural e rejuvenescedora.

Os homens também apreciam a micropigmentação, sobretudo para a calvície, porque deixa um efeito densidade, raspado, cobre as falhas do couro cabeludo, inclusive em mulheres. E ainda há a contribuição da Micropigmentação Paramédica (Reconstrutiva e Reparadora) indicada para peles queimadas, enxertos, aréola, cicatrizes e vitiligos.

E os profissionais precisam se especializar na área se quiserem fazer parte desse mercado promissor. Precisa unir a teoria e prática, conhecer a fisiologia da pele humana, compreender a ciência das cores e dos pigmentos nos vários tipos de pele, além de ter boas noções de simetria e biossegurança.

O sucesso da Micropigmentação é tanto que desperta o interesse dos profissionais frequentarem os eventos da área e de empresas, como a gaúcha Tonederm, de concretizar parceria com a hispano-germânica Goldeneye para expandir os negócios, visando a capacitação e a qualidade do material.  

Segundo Cristiano Paganin, CEO da Tonederm, devido a grande entrada de profissionais no mercado, faz-se necessária a busca por cursos de formação técnica, hoje os cursos de Micropigmentação são livres, o que leva a uma disparidade grande de conhecimento entre os profissionais. Daí essa busca por congressos, didática, técnicas de aplicação serem fundamentais para dar base e sustentação às vendas dos produtos da Goldeneye no Brasil.

E ressalta que o profissional que tem a formação Goldeneye, é mais reconhecido no mercado, conquista ganhos maiores e conta com o apoio de marketing da empresa. Um micropigmentador que entra para a página da Web da Goldeneye alcança relevância, é mais divulgado, pois já conquistou a certificação pela Associação Espanhola de Micropigmentação, principalmente porque o Prof. Mario Gisbert, CEO da Goldeneye, é o criador do termo Micropigmentação e um dos maiores especialistas do mundo nesta área.

Como relata Viviane Vianez, Diretora de Formação da Goldeneye, uma das especialistas que participou do 1º Encontro Latino Americano de Micropigmentação, em São Paulo, a grande evolução da Micropigmentação se dá devido a precisão dos dermógrafos, das agulhas e dos pigmentos estarem eficazes e com alta tecnologia. Além disso, as novas técnicas que incluem o Fio a Fio e o estudo do rosto através do Visagismo trazem resultados bem naturais, e o mais importante é que não são definitivos. “Duram em média de oito meses a um ano e meio, possibilitando que novos procedimentos possam ser realizados, dando a oportunidade da paciente acompanhar as novas tendências”.

Neste mercado, o Brasil é uma das grandes referências na área, sediando importantes eventos em que participam, inclusive, profissionais estrangeiros, como aconteceu no 1º Encontro Latino Americano de Micropigmentação, que reuniu vários países, como Itália, Espanha, Peru, Argentina, Chile, Guatemala, México, Colômbia, Paraguai, Venezuela, EUA e Trinidad e Tobago.

Vários participantes da América do Sul e profissionais do segmento prestigiaram esse evento, promovido pela Tonederm e a Goldeneye, que alcançou sucesso, especialmente com demonstrações práticas da Micropigmentação ao vivo. Durante os intervalos das apresentações, os próprios palestrantes orientavam o público no manuseio dos dermógrafos e dos pigmentos.

Nem as estrias escapam da Micropigmentação

Segundo Raina Melo, Dermomicropigmentadora desde 2001, formada em Estética e Cosmetologia na Itália, onde morou por 23 anos, o seu trabalho é com a Pigmentação Paramédica: auréola mamária, lábios, sobrancelhas, além de fazer a pigmentação em estrias e cicatrizes atróficas.

Raina Melo é pioneira e criadora no Brasil do Microagulhamento ou Micropuntura com dermógrafo, aparelho da micropigmentação para cicatrizes atróficas de queimados. Neste caso, não usa pigmento, mas sim fator de crescimento para estimular o colágeno. “Quando iniciei usávamos ácidos, mas hoje existem formulações bem avançadas que dão um resultado incrível, melhorando em 99% o aspecto das estrias brancas e nas cicatrizes e rugas, destaca. O resultado para estrias é o melhor, não existe no mundo nada que gere esse resultado”, afirma.

Opinão de Peso

Outra participação de destaque foi a presença de Fátima Bahia, referência e pioneira no Brasil com a técnica de micropigmentação de sobrancelhas 3D. Para Fátima, esse mercado vem num crescimento galopante. Explicou que há quatro anos, quando aconteceu o 1º. Congresso do RJ, teve a surpresa de ver o auditório lotado, uma constante nos demais eventos.

“As pessoas que querem desenvolver um bom trabalho com a micropigmentação devem procurar estruturas sólidas com professores,  aparelhos de qualidade e alta tecnologia. Temos aparelhos maravilhosos que vieram para o Brasil já aprovados pela ANVISA, a Colorometria evoluiu e hoje contamos com uma boa variedade de pigmentos, tintas, já estamos até exportando para o mundo. O Brasil está num bom momento, mas não basta só ter um aparelho de micropigmentação, é preciso ter o cuidado de preparar a pele, deixá-la mais saudável para receber o procedimento.”, conta.

Luciane Torres, Esteticista e Especialista em Micropigmentação, proprietária do Centro de Estética Uma Linda Mulher, em Londrina, com uma vasta experiência no segmento, trabalha há nove anos com Micropigmentação, conta que no início usava equipamentos e pigmentos nacionais até conhecer a Goldeneye. “Sou cliente Tonederm também na área de Estética. Quando vi essa associação de marcas: a Goldeneye com a Tonederm, percebi que não podia ficar de fora desta união. O que foi muito bom, porque hoje as pessoas comentam a diferença do meu trabalho, com o demógrafo Goldeneye. Estou muito satisfeita com o resultado final obtido com o cliente”, disse.

E Elisângela Scremin, Distribuidora da Tonederm de Londrina, da New Life, há 18 anos trabalha com a Estética, relata que a Micropigmentação surgiu de uma necessidade, pois na sua região não havia profissionais para ministrar cursos nem vender aparelhos e pigmentos para micropigmentação.

“Trabalho com essa área há oito anos e nesse mercado encontrei um diferencial. No Centro Técnico realizo de três a quatro cursos de micropigmentação por mês, entre básicos e avançados com a professora Luciane Torres e utilizamos dermógrafos, agulhas e técnicas da Goldeneye no nosso Centro Técnico, em Londrina”, enfatizou.

O diferencial de Elisângela Scremin está na associação de tecnologias que atuam antes e após a Micropigmentação. Ela utiliza o Lummer - aparelho de Fotobiomodulação que possui uma combinação de LEDs que dependendo da cor utilizada tem a capacidade de desinflamar o tecido da pele, amenizar a dor, o edema, acelerar a cicatrização, além de diminuir a necessidade do retoque.

“Com o Lummer a região fica menos sensível e aumentamos o processo de fagocitose. Estou bem satisfeita, nos cursos já indicamos para as alunas, pois este equipamento veio para nos ajudar muito”, afirmou.

Várias Regiões do Brasil participaram do evento

Uma das que elogiou muito o evento foi Fernanda Rodrigues, Micropigmentadora, de Adamantina, interior de SP, achou o Encontro inovador, com muito aprendizado e técnicas novas. Salientou que todos foram atenciosos, o Congresso maravilhoso, bem elaborado e organizado, adorou conviver com participantes de outros países.

Outra participante que disse ser o Encontro muito bom foi Josiane Gomes, Micropigmentadora, em João Pessoa, na Paraíba. Josiane tem a Academia das Sobrancelhas, onde a Micropigmentação é sucesso garantido. 

Na opinião de Fabiana Martinez, Distribuidora da Tonederm de Sorocaba, da CMH Cosméticos, esse é um novo segmento que está crescendo muito, mas o Brasil ainda está carente de boas informações e de bons profissionais. “Estamos tendo a oportunidade de conhecer equipamentos, técnicas e conhecimento com o 1º. Congresso Latino Americano de Micropigmentação”.

Portanto, vale investir na Micropigmentação para adquirir mais beleza, pois o pigmento atinge apenas as camadas mais superficiais da pele, sem causar qualquer dano. Além disso, as mulheres e os homens podem ficar muito mais charmosos investindo nos cuidados dos traços faciais.

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