Chocolates estão na lista de compras da Páscoa, mas deve conter no mínimo 85% de cacau, diz especialista do Antienvelhecimento, Dra. Edith Horibe

Chocolates estão na lista de compras da Páscoa, mas deve conter no mínimo 85% de cacau, diz especialista do Antienvelhecimento, Dra. Edith Horibe

O cacau age como antioxidante, ajuda até a prevenir rugas e pode ser utilizado como fonte de energia para atividades físicas

Para quem não dispensa chocolates na Páscoa, a boa notícia é que o alimento que vem do cacau é rico em flavonóides e os meio amargos, compostos pelas chamadas catequinas, que ajudam até a prevenir rugas, atuam como antioxidante e combate o envelhecimento das células.  

Como nesta época o consumo é bem maior, a Dra. Edith Horibe, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Estética Médica e em Gestão de Idade, explica que o ideal é consumir o chocolate amargo (preto) e se possível com 85% de cacau. “Este alimento é rico em vitaminas, minerais, é saudável, diferente do ao leite e do branco, que possuem alto teor de açúcar, gordura e são extremamente calóricos”, diz.

A Dra. Edith Horibe conta que a melhor forma de combater os radicais livres é incluir na dieta alimentos antioxidantes. A alimentação da pele começa de dentro para fora, ou seja, a solução pode estar no que a pessoa consome diariamente. “Um dos motivos para o envelhecimento da pele são os radicais livres, substâncias tóxicas produzidas pelo organismo que em condições normais, encarrega-se de neutralizá-las”.

Nutritivo e saboroso, o chocolate é composto de proteínas, gorduras, cálcio, magnésio e vitaminas do Complexo B. Essa delícia com cara de vilão estimula o funcionamento do cérebro, diminui infartos e derrames e é um ótimo aliado em tratamentos de beleza faciais e corporais.

Uma pesquisa publicada no Chemistry Central Journal aponta que além do chocolate ser rico em antioxidantes, contém mais polifenóis e flavonóides do que os sucos de frutas, mas é o amargo.

Outra pesquisa realizada na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, financiada pelo Conselho Nacional de Laticínios e pela National Fluid Milk Processor Promotion Board, sugere que beber leite com chocolate depois de um treino de resistência ajuda a construir músculos, reduzir a gordura e melhorar o desempenho.

A médica esclarece que a substância flavonóides também é encontrada na casca da uva vermelha, e têm poderes antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres, as moléculas tóxicas que comprometem o bom funcionamento do organismo e retarda o envelhecimento. Os flavonóides impedem o depósito de placas gordurosas nas artérias, causadoras de infarto e derrame. Alguns estudos mostram que o chocolate amargo estimula a produção de serotonina - melhorando o humor - e de neurônios. “O vinho traz benefícios à saúde, se for consumido moderamente, assim como o chocolate, ambos contém flavonóides e por isso evita o infarto”, afirma Dra. Edith.  

Outro poderoso antioxidante é o polifenol, encontrado em abundância no chocolate amargo. Esse composto é eficaz no combate à hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Mesmo os diabéticos não precisam se privar dos chocolates na Páscoa. A Dra. Edith Horibe lembra que os Diet, não contêm açúcar e podem ser consumidos de forma moderada. Os chocolates Light também são outra opção de consumo, possuem menos gordura que os convencionais. “É importante praticar uma atividade física, por exemplo, uma caminhada para manter a forma e não ficar arrependido de ter degustado alguns chocolates a mais na Páscoa”, esclarece Dra. Edith Horibe.

O chocolate amargo alimenta mais que os outros tipos de chocolates, saciando a fome. Portanto, os chocólatras podem se animar e ter uma Páscoa sem culpa com a balança, mas desde que consumido com moderação.

 

Clínica Horibe

Endereço: Rua Afonso Brás, 525, cj. 61 – Vila Nova Conceição

Telefone: (11) 3842-0744

Facebook: facebook.com/clinicahoribe

Twitter: www.twitter.com/clinicahoribe

Blog: horibe.blogspot.com

www.clinicahoribe.com.br

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

 

 

 

 

Nossos Contatos

Endereço: Av. Nova Cantareira, 3.527
Água Fria | São Paulo | SP | 02341-000

Telefone: +55 11 2952-9927 | +55 11 2953-0907

Email: facto@factocomunicacao.com.br

Newsletter

Preencha os campos abaixo e fique por dentro do nosso mundo:

Nome:

Email: