Futebol, esporte mais popular do Brasil, é comemorado dia 19 de julho, e conta com tecnologia para tratar lesões dos jogadores

Futebol, esporte mais popular do Brasil, é comemorado dia 19 de julho, e conta com tecnologia para tratar lesões dos jogadores

Em busca dos melhores resultados para a equipe, os jogadores de futebol muitas vezes sofrem várias  dores musculares, articulares, entre outras, e nessa hora quem entra em campo são os fisioterapeutas e preparadores físicos

O Futebol é considerado a verdadeira paixão nacional. A homenagem a este esporte ocorre em 19 de julho, Dia Nacional do Futebol, e é importante para manter cada vez mais viva esta modalidade esportiva, que já faz parte da cultura brasileira.

É só observar o comportamento das pessoas durante os 90 minutos de uma partida, em que muitos vão ao delírio por seus times, mas não fazem a menor ideia do preparo físico dos jogadores que suam a camisa.

Como é um esporte que exige muito fisicamente, os atletas precisam estar bem treinados, em plena forma e os músculos são a grande prioridade, ter muita resistência, pois correm o tempo todo, trombam com os adversários, têm quedas frequentes e a própria bola, podem ser alguns dos fatores que representam sérias ameaças ao físico.

Especialistas explicam que o risco de lesões pode ser a falta de preparo físico nos treinos para aumentar a resistência e a flexibilidade. Os jogadores sofrem com mais regularidade contusões, distensões, torções, luxações, cãibras, tendinites e fraturas, principalmente nos tornozelos, joelhos e coxas. Os músculos menos preparados, geralmente não controlam os movimentos realizados, por isso acontecem os alongamentos forçados propiciando o surgimento de lesões.

Segundo Luciana Bortoluzzi, fisioterapeuta da Tonederm, os atletas de uma maneira geral, profissionais ou amadores, estão sujeitos a ter lesões, que podem vir acompanhadas de dores, desconforto e até a impossibilidade de continuar treinando e jogando por determinado período. Os atacantes, por exemplo, sofrem marcações cerradas, muitas vezes violentas, e se machucam. “Os ligamentos também estão sujeitos a problemas. Gestos inadequados, movimentos bruscos, colocam as articulações em situação de maior vulnerabilidade, podendo ocorrer rupturas de ligamentos. Daí a importância dos treinos terem uma preparação correta”, afirma.

A fisioterapeuta conta que as lesões podem ser devido a traumas ou trabalho excessivo da musculatura, afetando os músculos, tendões e estruturas ósseas na região.

Como as lesões ocorrem com frequência, preocupam não só os atletas, mas também os técnicos e dirigentes dos clubes, pois os prejuízos são físico, psíquico e financeiro.

Segundo o site Mundo Estranho, a maior parte das lesões não está relacionada a pancadas, mas sim a movimentos de rotação e explosão muscular. Em uma análise dos prontuários médicos de oito times profissionais, ortopedistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) constataram que as lesões por choque entre jogadores (as chamadas contusões) representaram apenas 24,1%, contra 39,2% de lesões musculares, 17,9% de torções e 13,4% de tendinites. O estudo apontou ainda que 72,2% das lesões ocorreram em membros inferiores, com predomínio na coxa (34,5%), no tornozelo (17,6%) e no joelho (11,8%).

A Fisioterapia Desportiva exerce um papel importante, pois busca a reabilitação e a prevenção dos atletas, de forma a atender as necessidades deles, abordar as deficiências específicas e levar em conta as demandas funcionais para o retorno ao esporte o mais rápido possível, dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão, promover condições ao sistema músculo-esquelético para a prática de exercícios, entre outros.

Devido as constantes pressões e cobranças em termos de resultados dos tratamentos, mediante um retorno funcional e no menor tempo possível do atleta à sua prática desportiva é que a tecnologia passa a ser cada vez mais requisitada.

Para esses casos, o Eletroestimulador neuromuscular que utiliza corrente alternada realiza contrações musculares, através da estimulação transcutânea alternando com intervalos de repouso.

Luciana Bortoluzzi explica que o eletroestimulador é ideal para quem pratica esportes, porque aumenta e mantém a força muscular, assim como a estabilidade articular. Segundo a fisioterapeuta, o Ultrassom também trata possíveis lesões e inflamações comuns em atletas.

Os equipamentos da Tonederm citados por Luciana Bortoluzzi são:

Sculptor - Eletroestimulador neuromuscular.

Conta com 11 programas que envolvem estimulação muscular, TENS, FES, Eletrolipólise e Drenagem Linfática. Dois de seus programas de eletroestimulação possuem o Sistema Confort.

Indicações:

·        Pré e pós-operatório.

·        Recuperação funcional.

·        Contraturas musculares.

·        Redução de dor aguda e crônica.

  • Bursites.
  • Luxações.
  • Contusões.

·        Relaxamento muscular.

·        Dores nas costas.

·        Facilitação neuromuscular.

·        Aumento ou manutenção da amplitude de movimento articular, etc.

Ultrassom Sonic 1Mhz da Linha Fitto – equipamento de ultrassom que produz vibrações acústicas de alta frequência, provocando efeitos térmicos e mecânicos ao se propagarem pelos tecidos biológicos.

Indicações:

·        Cicatrização de tecidos moles.

·        Processos inflamatórios.

·        Processos fibróticos.

·        Reparo ósseo.

·        Fraturas.

·        Lombalgias.

·        Tendinites, bursites, artrite, capsulite (inflamações em estruturas internas do corpo: osso, músculos, articulações, etc.).

·        Neuropatias (neuralgia, neurite).

·        . Distensão muscular.

·        Hérnia de disco.

É sempre bom estar atento ao calçado e as roupas, que precisam ser bem confortáveis não só durante o jogo, mas também nos treinos e como os jogadores não estão imunes a sofrer lesões, a tecnologia contribui para uma rápida recuperação.

Tonederm

Endereço: Rua Angelo Michelin, 510

Bairro Universitário - Caxias do Sul -RS

Tel.: |+55| |54| 3209 5600

Email: tonederm@tonederm.com.br

www.tonederm.com.br

 

Nossos Contatos

Endereço: Av. Nova Cantareira, 3.527
Água Fria | São Paulo | SP | 02341-000

Telefone: +55 11 2952-9927 | +55 11 2953-0907

Email: facto@factocomunicacao.com.br

Newsletter

Preencha os campos abaixo e fique por dentro do nosso mundo:

Nome:

Email: