O Outro lado das Festas Juninas

O Outro lado das Festas Juninas                                             

Especialistas da área da Saúde alertam para o perigo dos fogos de artifício, fogueiras que aumenta nesse período ocasionando acidentes com queimaduras

 

Os meses de junho e julho são reservados para as festas juninas com as barracas de comidas típicas, quadrilha tudo com muita diversão. Apesar de ser uma festa bem animada e trazer encantamento também é uma época que acontece muitos acidentes com fogos de artifício, balões, bombinhas e fogueiras, ocasionando queimaduras, conforme informa a  Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o número de acidentes desta natureza costuma dobrar neste período.

Segundo o Ministério da Saúde e o Site Ambiente Brasil, as fogueiras e os fogos de artifício são os principais responsáveis por acidentes. Os riscos vão de queimaduras leves e gravíssimas, perda de dedos das mãos e até de tecidos moles, sendo que no país acontece cerca de um milhão de acidentes com queimaduras e das pessoas atendidas anualmente, 40% estão na faixa entre 3 a 12 anos de idade.

As queimaduras podem ser classificadas em 1°, 2º e 3º grau. As de 1º grau atingem apenas as camadas superficiais da pele, apresentam vermelhidão, inchaço e dor local, não há formação de bolhas. As de 2° grau aquelas atingem camadas mais profundas da pele, apresentam bolhas, pele avermelhada e desprendimento de camadas da pele. Já as de 3° grau atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos ossos, apresentam pouca ou nenhuma dor, pele branca ou carbonizada.

Um dos tratamentos com excelentes resultados é realizado com a  Fotobiomodulação para cicatrização de feridas, cortes, edemas e alívio de dores e consiste na utilização da luz com fins terapêuticos. O procedimento na área hospitalar está superando as expectativas das fisioterapeutas Rosana Crestani e Luciana Bortoluzzi uma vez que estimula de forma não invasiva o metabolismo celular, pois a radiação luminosa atua sobre as mitocôndrias, estimulando a síntese de ATP e, consequentemente, a síntese de proteínas, como colágeno e elastina, contribuindo também com a divisão celular.

Conforme Rosana Crestani, na fase inicial é utilizada a Microcorrente para a cicatrização de queimaduras e a Fotobiomodulação com os LEDs (luzes emitidas por diodo) azul, vermelho e infravermelho. A luz azul atua nas bactérias da pele, caso haja ferida infectada, a luz vermelha como anti-inflamatória e ação analgésica e a infravermelha como cicatrizante, permitindo um resultado efetivo e seguro.

Nas fases seguintes, quando começam as retrações de pele e fibroses, o tratamento é feito com a Radiofrequência para melhorar o aspecto das cicatrizes. A Radiofrequência é um tipo de corrente de alta frequência que gera calor por conversão, atingindo profundamente as camadas tissulares promovendo a oxigenação, nutrição e vasodilatação dos tecidos.

E a Carboxiterapia que através da Infusão de CO2, um procedimento não cirúrgico, atóxico, que estimula o metabolismo celular e a oxigenação dos tecidos, melhora a circulação sanguínea. “Quanto melhor a oxigenação dos tecidos, melhor será a nutrição das células, eliminando as toxinas”, afirma Rosana Crestani.

Luciana Bortoluzzi acrescenta ainda a Vacuoterapia para sequelas pós-queimaduras, como fibroses e aderências e limitações de movimento. A Vacuoterapia é uma técnica que utiliza pressão negativa contínua associada às ventosas de diversos tamanhos e formatos para realizar aplicações, de acordo com a necessidade e a extensão da área a ser tratada. 

“Esta técnica favorece as trocas gasosas, aumenta e melhora a tonificação tissular, favorece a mobilidade dos líquidos corporais, aumenta o fluxo sanguíneo local e auxilia na nutrição do tecido, melhorando o aspecto da pele”, explica a fisioterapeuta.

E o uso do Ultrassom para processos inflamatórios, cicatrização de tecidos moles, alívio da dor e espasmos musculares.

As especialistas utilizam  os seguintes equipamentos

Microcorrente: Microcorrente 2C, da Linha Fitto, Tonederm.

Vacuoterapia: Ultra Derm Control

Fotobiomodulação com os LEDs e Radiofrequência: Spectra G3.

Carboxiterapia: Astutos.

Ultrassom: Ultrasonic 1 e 3 MHz, da Linha Fitto, Tonederm.

Em julho, as Festas Juninas ainda estarão a toda em vários estados do Brasil, como no Amazonas, Maranhão, Pará, entre outros, as orientações para festejar com segurança e tranquilidade são manter as fogueiras em local de difícil acesso às crianças, comprar fogos de artifício em lojas regularizadas e ao soltá-los manter uma distância entre 30 a 50 metros das pessoas, das edificações, de carros, de redes de fiação elétrica e de postos de gasolina. Outra orientação é não soltar fogos após a ingestão de bebida alcoólica.

 

Tonederm

 

Endereço: Rua Angelo Michelin, 510

 

Bairro Universitário - Caxias do Sul –RS

 

Tel.: |+55| |54| 3209 5600

 

Email: tonederm@tonederm.com.br

 

www.tonederm.com.br

 








 

 

 

 

 

 

 

Nossos Contatos

Endereço: Av. Nova Cantareira, 3.527
Água Fria | São Paulo | SP | 02341-000

Telefone: +55 11 2952-9927 | +55 11 2953-0907

Email: facto@factocomunicacao.com.br

Newsletter

Preencha os campos abaixo e fique por dentro do nosso mundo:

Nome:

Email: