Meditação combate os males que afligem o corpo, a alma e a mente

Meditação combate os males que afligem o corpo, a alma e a mente

 

Outono e Inverno são convidativos à Meditação, ideal para se envolver em pensamentos positivos, ser mais feliz e confiante

 

Nas estações mais frias do ano, o outono e o inverno, nada melhor do que tomar um cafezinho ou um chocolate quente, acompanhado do tradicional pão com manteiga. E por que não tirar alguns minutos para praticar a Meditação? A arte milenar ajuda a tornar a mente mais calma e concentrada, a obter o controle respiratório, além de melhorar a oxigenação e a frequência cardíaca.

 

Segundo a Dra. Edith Horibe, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Estética Médica e em Gestão de Idade, a prática da meditação contribui para acelerar a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar, além de manter a pessoa num estado de equilíbrio, que a impede de entrar em conflitos emocionais internos. “É importante que a respiração seja suave e profunda na hora da meditação”, alerta.

Dra. Edith Horibe costuma utilizar a técnica da meditação básica para os clientes cirúrgicos e minimamente invasivos, ajudando no relaxamento para o paciente sentir-se bem e tranquilo durante o procedimento.

Devido ao ritmo estressante da vida moderna, os seres humanos estão cada vez mais ansiosos, irritados, nervosos, tensos, depressivos, angustiados, hipertensos, etc., por isso é bom o recolhimento e fazer uma meditação, para colocar as ideias em dia. “A prática regular da meditação pode ser considerada como um remédio natural, para combater esses males que prejudicam o corpo e a mente”, explica a Dra. Edith Horibe.

A médica diz que é fundamental manter o pensamento jovem, pois ajuda a trazer mais alegria, saúde, bem-estar e abundância para uma vida mais plena, sem jamais se considerar uma pessoa limitada e que a meditação contribui para esse processo.

Até os executivos perceberam que o ato de meditar melhora a dinâmica do ambiente profissional, bem como a vida de uma maneira geral, já que traz vários benefícios, como descanso físico, mental e emocional, aumento da concentração, maior auto-liderança.

A Dra. Edith Horibe indica exercícios físicos e dieta alimentar para evitar o envelhecimento precoce e todos se manterem mais jovens, atraentes e felizes. “A meditação é excelente até para ajudar as pessoas a prevenir o envelhecimento de maneira positiva, tornando o indivíduo mais jovem por dentro e por fora. Pelo fato da mente influenciar cada célula do corpo, o envelhecimento é um processo fluído e cambiável. Ninguém dispõe de mais poder sobre o corpo do que as crenças de nossa mente”, reforça.

Para os que almejam longevidade e saúde com produtividade existe o Programa Gestão de Idade, criado pelos cirurgiões plásticos Dra. Edith Horibe e Dr. Kose Horibe, que propõe uma mudança de estilo de vida supervisionado por médicos que querem preservar a saúde de seus pacientes por uma vida melhor. O programa é estruturado em 6 pilares fundamentais: 1 - Bem-Estar mental e espiritual, através de técnicas e orientações da física quântica e meditação; 2 - Otimização hormonal - modulação com hormônios bioidênticos; 3 - Alimentação Antienvelhecimento com alimentos funcionais; 4 - Suplementação nutricional; 5 - Exercícios físicos regulares, e 6 - Tratamentos estéticos.

A médica dá dicas de como meditar:

Existem vários métodos diferentes de meditação, mas o fundamental é a capacidade de acalmar a mente. Deve-se escolher um local silencioso. Depois  acomodar-se em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover. Pode-se sentar com as pernas em paralelo ou cruzadas ao estilo oriental.  Após, deve-se fazer o relaxamento de todo o corpo. Aí, dá-se início à prática da meditação. “Praticando a meditação, criamos espaço e clareza interiores que nos capacitam a controlar nossas mentes, quaisquer que sejam as circunstâncias externas. Uma mente estabilizada está feliz o tempo todo”, explica.

O ideal é que a meditação seja feita diariamente, 20 minutos de manhã e à noite, pois contribui para o funcionamento dos órgãos internos, limpa o campo energético e melhora a saúde física, emocional e mental. “A pressão e os batimentos cardíacos melhoram quando a pessoa entra em um estado de relaxamento. Realizada corretamente é útil para uma melhor qualidade de vida, atrair pensamentos positivos e o autoconhecimento,” conclui a Dra. Edith Horibe.

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